Instituto Pensar - Misoginia: Eduardo Bolsonaro culpa ?homens frouxos? por crescimento do feminismo

Misoginia: Eduardo Bolsonaro culpa ?homens frouxos? por crescimento do feminismo

por: Mariane Del Rei 


Deputado federal Eduardo Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) mais uma vez recorreu às redes sociais para justificar o compartilhamento de um vídeo em que associa a contratação de mulheres ao acidente que causou a abertura de uma cratera na obra da Linha 6 do Metrô de São Paulo. Na tarde de sábado (5), o deputado publicou um vídeo rebatendo as acusações de misoginia e machismo que vem recebendo. "Isso tudo que a gente está vivendo é a ditadura do politicamente correto. Onde pouco importa a meritocracia?, declarou o filho zero três do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na gravação publicada no seu perfil no Instagram, Eduardo faz críticas à "lacrolândia? que atacou seu posicionamento, dando destaque ao post feito pela deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) sugerindo que ele apagasse sua postagem. "Segundo pensamento da Janaína Paschoal, que é o mesmo das feministas, eu tenho que votar a favor de uma cota de 100% para mulheres no Congresso Nacional, caso eu venha a me deparar com um projeto desse na Câmara?, disse o deputado.

Em sua defesa, o deputado também afirmou que "o feminismo só vai adiante quando homens de geleia não se posicionam?. Segundo Eduardo, a população "tem que se posicionar contra esse politicamente correto. Se o feminismo cresce é por causa de homem frouxo. Então não seja frouxo!?.

Após a publicação do vídeo de Eduardo Bolsonaro, a deputada federal Joice Hasselmann usou seu perfil no Twitter para alertar o deputado de que "as mulheres representam 52,9% do eleitorado de São Paulo ? a faixa etária com mais eleitoras é entre 30-39 anos, seguida pela faixa 40-49 anos?. A deputada destacou também que ? as mulheres responderão ao machista nas urnas?.

Leia tambémTabata Amaral acusa Eduardo Bolsonaro de difamação em queixa-crime apresentada ao STF

Entenda o caso

Na sexta-feira (4), Eduardo Bolsonaro comentou em seu perfil no Twitter que "quando meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor?, referindo-se à preferência na contratação de mulheres para a equipe. No mesmo post, Janaina Paschoal rebateu Eduardo, afirmando que ele é pai de uma menina e relembrou que sua própria esposa também já foi "desrespeitada e exposta no trabalho?. A deputada bolsonarista sugeriu que Eduardo apagasse o post.

Entidades que buscam ampliar a participação das mulheres na área de infraestrutura repudiaram o vídeo que vem circulando nas redes sociais, questionando a contratação e qualificação das mulheres na equipe responsável pelas obras na Linha-6 do Metrô de São Paulo.

No vídeo, é possível ver mulheres dando entrevistas sobre a participação no projeto e exaltando a oportunidade, enquanto são mostradas imagens do acidente ocorrido na obra, como se a presença delas no projeto fosse a responsável pelo ocorrido. O vídeo mostra a imagem, nome completo e cargo das profissionais. A maioria das mulheres expostas no vídeo atua em áreas como comunicação, recursos humanos, segurança no trabalho e administrativo.

Com informações do Congresso em Foco



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: